curta blog no facebook

terça-feira, 31 de janeiro de 2012

Fotos: Bezerros inseminados nascem em Nepomuceno

27/01/2012 – A prefeitura de Nepomuceno, através da Secretaria de Agricultura, implantou no início do ano passado um importante programa para melhoramento genético do rebanho nepomucenense. Quatro botijões de sêmen foram distribuídos para as comunidades rurais e os produtores receberam ainda um curso de qualificação, em que aprenderam técnicas de inseminação artificial.



Os primeiros resultados do programa já estão sendo colhidos. Na manhã de sábado, 21 de janeiro, após nove meses de gestação, a vaca “Moirinha” pariu o primeiro bezerro inseminado. O animal, que é macho e foi batizado por “Canadá” pertence ao produtor rural Denis Aparecido de Sales, da comunidade Congonhal. Na tarde de quinta-feira, 26 de janeiro, o prefeito Marcos Memento e o vice-prefeito Dadico visitaram a comunidade e puderam conhecer o pequeno “Canadá”.



“Eu acreditei nesse programa desde o início e tive muita sorte, pois minha vaca estava no cio e foi uma das primeiras a receber o sêmen. Espero que outros produtores possam seguir o mesmo exemplo, pois assim podemos obter um leite de mais qualidade e mais benefícios para o rebanho do município”, afirmou Denis. Ele acompanhou a gestação e, após três meses, teve a certeza que “a vaca estava prenha”.



O segundo filhote bovino é fêmea e nasceu no Pimentinha, que fica bem próximo ao Congonhal. Três dias após o nascimento do primeiro bezerro, o pecuarista Vinicius Rodrigues Alves, que possui seis vacas leiteiras, foi acompanhar o nascimento da bezerra “Lâmpada”. “Ela já nasceu muito esperta. É uma grande alegria termos participado desse programa. Agora, contamos com um gado de melhor qualidade, bem mais valorizado pelo mercado”, explicou.



Ainda devem nascer cerca de 70 filhotes bovinos nos próximos meses. As vacas estão espalhadas pelas comunidades rurais que receberam o botijão: Pimentinha-Congonhal, Santo Antônio do Cruzeiro, Serra do Morembá-Messias e Água Limpa, Limeira e Serro Azul. Cada botijão de sêmen comporta 50 doses e mais de 40 pecuaristas foram agraciados com o projeto.



Tanque de Leite



A comunidade Congonhal também comemora mais uma conquista. Em parceria com a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (EMATER/MG), os produtores rurais receberam no início desse mês um tanque de leite, com capacidade para mil litros e agora possuem um local adequado, com boas condições de higiene, para armazenar o produto.



O objetivo é valorizar ainda mais o produto e beneficiar treze pecuaristas, espalhados pela comunidade. Cerca de 500 litros de leite são depositados nesse tanque diariamente e toda a infraestrutura foi montada para atender a comunidade.



Em Nepomuceno, produtores rurais do Santo Antônio do Cruzeiro, Cedro e Pimentinha também já possuem tanque de leite, conseguidos por meio de iniciativa do poder público e administrados pelos próprios pecuaristas das comunidades.

Galeria de fotos







Nenhum comentário:

Postar um comentário