curta blog no facebook

quinta-feira, 2 de fevereiro de 2012

DETENTOS DO PRESÍDIO DE OLIVEIRA GANHAM OPORTUNIDADE DE TRABALHO EM FÁBRICA DE BLOCOS



Treze detentos do presídio de Oliveira, no Sul de Minas, trabalham há cinco meses na fabricação de blocos e bloquetes. A produção, que gira em torno de 700 unidades por dia, é destinada ao calçamento de ruas e avenidas da cidade. O trabalho é fruto de uma parceria firmada entre a direção da unidade prisional e a prefeitura, em agosto de 2011. Segundo o diretor de segurança da unidade, Luciano André da Silva, essa é a primeira parceria firmada pelo presídio de Oliveira, no Centro-Oeste do Estado, que foi assumido em dezembro de 2010 pela Subsecretaria de Administração Prisional (Suapi), da Secretaria de Estado de Defesa Social (Seds).

“O nosso objetivo é aumentar o número de presos trabalhando na fábrica. Além disso, pretendemos buscar novos parceiros para que possamos oferecer oportunidades como esta a outros detentos”, destacou. O galpão onde os presos trabalham tem cerca de 150 metros quadrados e foi construído também em parceria com o município. A estrutura, localizada no bairro Dom Bosco, foi erguida com a mão de obra dos próprios detentos.

No local, os presos trabalham oito horas por dia manipulando materiais, como cimento e areia, e operando betoneiras e mesas vibratórias. Além da remição de pena - a cada três dias trabalhados, um a menos no cumprimento da sentença, os presos recebem ¾ do salário mínimo. Além da fábrica de blocos, o artesanato é outra possibilidade de ressocialização oferecida a 24 sentenciados do presídio de Oliveira, que trabalham de forma autônoma dentro da unidade. Todo material produzido pelos detentos é encaminhado às famílias para a venda.

Nenhum comentário:

Postar um comentário