curta blog no facebook

terça-feira, 7 de fevereiro de 2012

Saiba mais sobre a lavrense que substituirá outra lavrense no governo de Dilma

Lavras continua prestigiada junto ao governo de Dilma Roussef, uma lavrense deixa o governo e outra lavrense a substituirá.

A lavrense Eleonora Menicucci de Oliveira. Foto extraída do site edgarlisboa.com.br
A ministra Iriny Nicolau Corres Lopes nasceu em Lavras no dia 12 de fevereiro de 1956, é filha do grego Nicolas Georges Corres e Wanda Vitorino Corres. Ela é sobrinha do empresário Walter Vitorino, o "Waltinho da Gráfica", como é mais conhecido em Lavras. Iriny deixa o governo para se candidatar a prefeitura de Vitória, no Espírito Santo.

Em seu lugar entrará outra lavrense: Eleonora Menicucci de Oliveira, ela é a nova ministra da Secretaria de Políticas para as Mulheres. Eleonora cultiva a imagem de pesquisadora feminista com visão política independente, uma vez que é filiada ao Partido dos Trabalhadores, mas não participa do dia-a-dia do partido.

Eleonora nasceu no dia 21 de agosto de 1944 e, como Iriny Lopes, também nasceu em Lavras, é divorciada e tem dois filhos - Maria, de 42 anos, e Gustavo, com 37 - e três netos, Stella, João e Gregório.

Na juventude, interessou-se pelo ideário socialista e iniciou sua participação em organizações de esquerda após o golpe militar de 64. Passou quase três anos na cadeia em São Paulo, de 1971 a 1973. Ela foi companheira de cela da presidente Dilma, no presídio Tiradentes, em São Paulo, quando elas foram presas política e condenadas pela ditadura militar (1965-1985).

Eleonora Menicucci de Oliveira é prima da prefeita Jussara Menicucci de Oliveira. O sobrenome Oliveira é apenas coincidência, o parentesco é com a família Menicucci.

Nenhum comentário:

Postar um comentário