curta blog no facebook

segunda-feira, 6 de julho de 2009

Prevenção 06/07/2009 - Profissionais de saúde de Lavras participarão de curso sobre gripe suína


O surto de influenza A (H1N1), popularmente conhecida como gripe suína, que já registra 737 casos no Brasil – 113 deles somente em Minas Gerais, tem trazido preocupação às autoridades da área de saúde.

Em razão disso, a Prefeitura Municipal de Lavras, através do Departamento de Vigilância Epidemiológica da Secretaria Municipal de Saúde, realizará no próximo dia 7 um curso de capacitação em influenza A (H1N1), ministrado por profissionais da Gerência Regional de Saúde de Varginha.

Aproximadamente 200 profissionais de enfermagem de Lavras e região já estão confirmados para o encontro que acontece no auditório do Centro Universitário de lavras (Unilavras), entre 8h e 17h.


O que é a Influenza A (H1N1)?

É uma infecção viral aguda do sistema respiratório que tem distribuição global e elevada transmissibilidade. O quadro clássico tem inicio abrupto com febre, mialgia (dores musculares e articulações) e tosse seca.

O vírus influenza A, é altamente transmissível e mutável.

O vírus influenza tipo “A” é encontrado em várias espécies animais, sendo as aves aquáticas silvestres seu principal reservatório. O tipo “A” é o responsável pelas pandemias periódicas de influenza, a partir de aves e suínos, e posterior adaptação para transmissão interhumana.

A Influenza ou Gripe A, causada pelo vírus A H1N1 foi originalmente batizada de gripe suína, mas pela possibilidade desse nome gerar confusão entre a população que poderia acreditar que a doença pode ser adquirida pelo consumo de carne de porco – o que é incorreto – abalando o mercado de suinocultura, a doença foi rebatizada.

A capacitação foi uma forma encontrada para preparar os profissionais da área de saúde de Lavras e região para enfrentar este novo vírus.
Por ser um vírus novo, ainda não há uma vacina disponível para a doença. Também não há comprovação que a imunização contra a gripe tradicional seja eficaz para diminuir os problemas ocasionados pelo novo tipo de gripe.

Porém, o desenvolvimento de uma vacina específica já está em andamento no mundo inteiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário