curta blog no facebook

sábado, 18 de julho de 2009

LIBERADA CAMPANHA ELEITORAL EM BLOGS


A Câmara conclui nesta quarta-feira, 8, a votação dos destaques e emendas ao substitutivo do Projeto de Lei 5.498/09, que atualiza a legislação eleitoral permitindo, entre outros pontos, o uso da internet nas campanhas eleitorais. A matéria vai ao Senado. “Foi um sucesso absoluto. Nós próprios da Mesa não acreditávamos que chegaríamos a esse resultado antes do fim do semestre”, admitiu o presidente da Casa, Michel Temer (PMDB-SP). A proposta, relatada pelo deputado Flávio Dino (PCdoB-MA), abre aos políticos o uso de qualquer registro na rede mundial de computadores (e não apenas o “.can”), além de redes sociais como Orkut, Facebook e Twitter. Ficam também liberados os blogs, e-mails e mensagens de texto, podendo ser mantidas pelos candidatos, partidos ou eleitores.


Deputados também aumentaram em 30% (passando de 20% para 50%) o limite de gastos com pessoal em campanhas políticas utilizando verbas do fundo partidário (dinheiro público destinado à manutenção dos partidos). Em outro ponto, a Casa permitiu que o candidato impedido de concorrer, por conta de decisão da Justiça de primeira instância, tenha seu registro após o prazo determinado. Para isso, é preciso que uma instância superior da Justiça Eleitoral dê ganho de causa a ele. O substitutivo aprovado também proíbe a doação a candidatos e partidos políticos por entidades esportivas. O texto alternativo muda a redação do artigo 24 da Lei 9.504/97 – que estabelece quais entidades não podem doar nas campanhas políticas. Antes, a lei previa a proibição de entidades esportivas que recebessem recursos públicos.

Pela proposta, qualquer time de futebol, associação esportiva, federação e confederação está proibida de contribuir para campanhas políticas. A sugestão foi apresentada pelo deputado Sílvio Torres (PSDB-SP), relator da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da CBF/Nike, instalada em 1999 e encerrada dois anos depois. A proposta tramitava antes como projeto de lei.

Nenhum comentário:

Postar um comentário