curta blog no facebook

quarta-feira, 18 de janeiro de 2012

Tenente-coronel fala pela primeira vez sobre a possibilidade de assumir o comando do 8º BPM

Foto Portal Lavras 24 Horas/ "Caso isso venha a se concretizar vai ser muito prazeroso, pois considero como uma conquista pessoal" tenente-coronel Rosângela de Souza Freitas


O 8º Batalhão de Polícia Militar de Lavras pode vir a ter a sua primeira comandante feminina no ano em que comemora seus 80 anos de fundação. A tenente-coronel Rosângela de Souza Freitas, atual comandante da 6ª Companhia Independente da Polícia Militar de Meio Ambiente e Trânsito (6ª Cia PM Ind MAT), é o nome mais cotado para assumir o cargo.


No último dia 6 o governador Antonio Anastásia assinou os atos de promoção de muitos oficiais da Polícia Militar, dentre eles o do atual comandante do 8º BPM, tenente-coronel Luís Rogério de Assis, que assume a 6ª Região da Polícia Militar (6ª RPM) na qualidade de coronel, e o 2º tenente Luís Eduardo Resende Ferreira, que assumirá a 6ª Companhia Independente da Polícia Militar de Meio Ambiente e Trânsito (6ª Cia PM Ind MAT).


A cerimônia de troca de comando será realizada na sede do 8º BPM no próximo dia 30 deste mês, às 10h, com a presença do comandante geral da Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG), coronel Renato Vieira de Souza. O comentário nos bastidores é que a tenente-coronel Rosângela seja empossada durante o ato como a nova coronel e comandante do 8º BPM.


Responsabilidade


No entanto, a própria militar prefere aguardar a decisão com cautela e serenidade. A tenente-coronel conversou com a reportagem do Portal Lavras 24 Horas falou com exclusividade sobre a possibilidade de assumir o comando do 8º BPM em breve.


“Caso isso venha a se concretizar vai ser muito prazeroso, pois considero como uma conquista pessoal. Isso aumenta a minha responsabilidade como militar, pois nosso objetivo é sempre oferecer segurança nos 26 municípios em que atuamos”, disse ela, que se encontra de férias da corporação nesse momento.


A tenente-coronel Rosângela revelou que sofreu com preconceito dentro da instituição na condição de mulher, mas que tirou de letra a questão ao longo da sua carreira. “Ele [preconceito] sempre existe quando você está à frente de um cargo. A mulher, no entanto, ajudou a humanizar a PM”. Ela acrescentou que seu trabalho foi sempre pautado pela competência e o que mais importante dentro da corporação são as ações conjuntas desenvolvidas em beneficio do bem comum.


Trajetória


Rosângela de Souza Freitas nasceu em Lavras.

1986 – Ingressa no 8º BPM como sargento.

1990 – Assume a patente de aspirante

1992 – 1º tenente

1994 – 2º tenente

2004 – Major

2009 – Tenente-coronel

Nenhum comentário:

Postar um comentário