curta blog no facebook

sábado, 27 de junho de 2009

Pandemia 27/06/2009 - Primeiro caso de gripe suína na região de Alfenas ainda não é confirmado


27-06-2009 08:21:36

Alessandro Emergente/Alfenas Hoje

O primeiro caso suspeito de gripe suína na região de Alfenas ainda depende de um exame na Funed (Fundação Ezequiel Dias) para constatar a doença. Um segundo caso suspeito também já foi registrado na região.

A assessoria de imprensa da GRS/Alfenas (Gerência Regional de Alfenas) informou apenas que o paciente é de uma cidade pertencente a regional, mas não deu detalhes. Disse que o material para exame foi coletado na quarta-feira e enviado à Funed, em Belo Horizonte, mas não soube informar quando sairá o resultado do exame.

O paciente, com suspeita de ter contraído o vírus, foi internado na quarta-feira no Hospital Alzira Velano após apresentar sintomas da gripe suína, informou a EPTV. O paciente – segundo a GRS/Alfenas – está sendo monitorado em sua residência.

Um segundo caso suspeito da doença também preocupa os profissionais de saúde. A paciente também apresenta sintomas da doença após uma viagem a Argentina.

Minas Gerais já registra 65 casos da doença. O ministro da Saúde, José Gomes Temporão, anunciou nesta sexta-feira que foram registrados no Brasil 70 novos casos da gripe suína - a chamada gripe A (H1N1) -, o que eleva para 522 casos confirmados no País. São 66.696 casos em todo o mundo, com 306 mortes, segundo o ministro.

Os Estados Unidos seguem na frente, com mais de 27.700 casos e 127 mortes. No Brasil, dos 522 casos, 50% estão em São Paulo, com 260 pessoas contaminadas. Minas Gerais e Rio de Janeiro ficam atrás, com 65 e 52 casos respectivamente. Em Minas, foram registrados mais seis casos ontem.

O padrão de transmissão do vírus se manteve, afirmou o ministro. "Ele não circula no Brasil", ou seja, os infectados tiveram contato com alguém que pegou o vírus no exterior.

Na manhã desta sexta-feira (26), a Divisão Epidemiológica da GRS/Alfenas reuniu representantes das secretarias municipais de saúde da região para orientar os profissionais do serviço público a enfrentar o problema caso identifique pessoas com o sintoma da gripe suína.

Nenhum comentário:

Postar um comentário