curta blog no facebook

segunda-feira, 29 de junho de 2009

TREM NOTURNO FARÁ TRAJETO SDJR-TIRADENTES A PARTIR DE JULHO


A maria-fumaça que faz o trajeto São João del Rei-Tiradentes terá mais um atrativo a partir deste segundo semestre. Serão os passeios noturnos que acontecerão aos sábados, a partir do próximo dia 11. A novidade pegou trilhos mais distantes e será lançada no dia 2 de julho no Salão Nacional de Turismo que acontece em São Paulo, capital. De acordo com o gerente de trens turísticos da Ferrovia Centro-Atlântica (FCA), Marcos Teixeira, o lançamento contará com a presença de representantes das duas cidades, da FCA e do Governo de Minas e ainda terá a presença de atores da região que estarão trajados em roupas de época e chefs gastronômicos de São João del Rei. "O salão é um dos principais eventos de turismo que acontece no país e atrai pessoas de várias localidades. Vamos mostrar o produto para todo o Brasil. Mas esta semana já divulgamos o projeto na região e em Belo Horizonte. A receptividade está muito boa", disse. Teixeira explica que a idéia do passeio noturno surgiu na comemoração do centenário da locomotiva 22, em julho do ano passado.


"Fizemos um passeio noturno e foi belíssimo. O presidente da FCA nos pediu que estudássemos a possibilidade de manter este atrativo. Realizamos um teste experimental na Semana Santa e vimos a receptividade dos turistas. Então, decidimos a programação do passeio para o segundo semestre deste ano", explicou. O gerente afirma também que o projeto só foi viabilizado graças as parcerias dos governos municipais e estadual, núcleo de gastronomia e Instituto Estrada Real. "Não queríamos ofertar apenas o passeio. Por isso, fizemos essas parcerias. Quem for a estação vai poder apreciar pessoas em trajes de época, além de boa música e comida. Essa parceria nos possibilitou apresentar um produto tão rico para os nossos turistas", salientou Teixeira. O embarque da maria-fumaça será em Tiradentes, às 20h, com destino a São João del Rei, mas o gerente da FCA aconselha que as pessoas cheguem um pouco antes da partida já que atores e músicos estarão no local para recepcionar as pessoas. "Além da recepção na estação, os artistas também viajarão no trem", disse.

Ao chegar à estação em São João, os visitantes poderão apreciar os mais diversificados pratos dos restaurantes do Núcleo Setorial de Alimentação Fora do Lar. "É o Del Rei Sabores. Evento que oferece às pessoas os serviços de restaurantes na plataforma da Estação", destacou o gerente. O presidente do núcleo, Tadeu Pires, afirma que a entidade é um projeto da Federaminas, Sebrae e Associação Comercial e Industrial de São João del Rei e que na Semana Santa os integrantes do núcleo fizeram um projeto piloto de como funcionaria esses restaurantes. Já os prefeitos de São João del Rei, Nivaldo José de Andrade (PMDB), e de Tiradentes, Nilzio Barbosa (PMDB), acreditam no sucesso da iniciativa por se tratar de um novo espaço noturno que será explorado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário