curta blog no facebook

terça-feira, 30 de junho de 2009

TURISMO CRESCE 21% NO PRIMEIRO QUIDRIMESTRE DE 2009 EM SÃO LOURENÇO


No último feriado de Corpus Christi, a prefeitura de São Lourenço teve motivos de sobra para acreditar no processo de recuperação do glamour da época em que as estações de águas estavam na moda. A cidade contou com inúmeros eventos, turistas e negócios. De janeiro a abril, o município recebeu 280 mil turistas, 21% a mais que no mesmo período de 2008. Para esta alta temperatura de inverno, as autoridades esperam 52 mil visitantes - 30% a mais que na mesma estação do ano passado. O frio tem sido um grande aliado do turismo na Serra da Mantiqueira. Dias lindos, temperaturas baixas e campos cobertos pela geada.


O peso do turismo em São Lourenço é mostrado na participação de 71,6% do setor de serviços no Produto Interno Bruto (PIB) local. Isoladamente, o turismo responde por 46,3%. O consumo do turista pode ser medido pela comparação da população residente, de 42 mil pessoas, com a flutuante, na alta temporada, de 52 mil - 23% superior à de moradores.

O turismo de negócios em São Lourenço continua puxado pelos eventos culturais e esportivos, que influenciam diretamente o emprego local. No primeiro trimestre, novas ocupações com carteira assinada foram quase três vezes maiores que em igual período de 2008. Pelo Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), no primeiro trimestre foram 416 novos empregos na cidade, contra 160 em igual período do ano passado. São Lourenço tem uma rede de 52 hotéis e pousadas, que oferecem 5.600 leitos. Os turistas do Rio de Janeiro se mantêm absolutos nas ruas de São Lourenço, respondendo pela média anual de 65% dos visitantes.
Postado por Sebastião Filho às 00:08

Nenhum comentário:

Postar um comentário